//BMW M850i xDrive – o Regresso da Série 8

BMW M850i xDrive – o Regresso da Série 8

Ao ressuscitar a série 8, a BMW retornou ao segmento  grand tourer (GT), mas será que o recém-chegado consegue um equilíbrio perfeito entre o desportivo e o cruiser? Levamos o M850i xDrive para a estrada e para a pista.

Assim como em 1990 (quando o E31 fez a sua estreia), a série 8 substituiu a série 6. No entanto, a empresa de Munique tem objetivos muito mais importantes para o  seu GT (não deve ser confundido com a ainda em venda Série 6 GT….) do que de seu antecessor executivo. Voltado diretamente para rivais como a Mercedes-Benz Classe S Coupe, o xDrive M850i Coupe é um carro que tem debaixo do seu capôt extremamente agressivo um “enorme poder de fogo”.

Para começar, há um novo V8 de 4,4 litros twin-turbo, que produz 315 kW e 750 Nm de torque, acoplado com a transmissão automática de última geração de 8 velocidades Steptronic e o acolhedor sistema xDrive all-wheel drive. Ele é encarregue de enviar a maior parte da energia para as rodas traseiras, a maioria do tempo e na verdade, os engenheiros da BMW não gostam de lhe chamar ao carro all-wheel drive,em vez disso, referindo-se a ele como tracção traseira com tracção adicionada.

Independentemente disso, a factor diversão deve ser aumentado ainda mais pela inclusão de um bloqueio do diferencial traseiro controlado eletrónicamente, que é mapeado com os modos habituais de condução. Travões grandes, suspensão adaptativa e 4 whell drive compõem os componentes chave do chassi.

Em 4 851 mm de comprimento, 1 902 mm largura e 1 346 mm de altura, a série 8 é mais curta, mais larga e mais baixa do que, por exemplo, o sedan da BMW série 5, e a sua carroçaria swooping combina com o nariz de rosnar e faróis slim para dar-lhe esta presença grave.

BMW lançou o seu arsenal inteiro de materiais de alta qualidade e tecnologia na cabine para ajudá-lo a chegar até à sua posição no line-up e é  um sucesso em grande parte graças às costuras em relevo no couro em todos os lugares, superfícies metálicas e o volante e mudança de velocidades da BMW perfeitamente balançados. Após o novo X5, a série 8 é o 2º BMW receber o dual screen no painel de instrumentos.